Modelo de cor

Olá pessoal!


  Voltamos com mais um post, desta vez sobre diversos modelos de cor que abordámos na aula. Os modelos dividem-se em aditivos e subtrativos:                             

  Dentro deste podemos distinguir os seguintes:

  • Modelo RGB (modelo aditivo) 

 O modelo RGB descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho, o verde e o azul.
  Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255;
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.

                                                                                                                                                                                           
  • Modelo CMYK (modelo subtrativo)


  O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. Esta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo).
  O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros.
  Utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.


  • Modelo HSV
 O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade, saturação e valor.
  A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que
 se exprime num valor angular entre 0º e 360º.
  A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
  O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pois para os artistas plásticos este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.



  • Modelo YUV 
 O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. 
 Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor.
  Este modelo permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.
  O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.

Comentários

Mensagens populares